27.7 C
São Caetano do Sul
ABC Valley
StartUps

Por que a sua startup precisa ser acelerada?

Ela tem muito a ganhar com o processo de aceleração

via G1

Todas as peças estão no tabuleiro. Você preparou a equipe, o processo, desenvolveu o produto e o projeto, mas uma parte ainda não se encaixa: como fazer o negócio decolar?

Neste artigo, vamos explicar os motivos para a sua startup ser acelerada e o que ela tem a ganhar com isso. Confira com a gente!

Motivos pelos quais a sua startup precisa ser acelerada

Você pode pensar que já conhece o jogo. A maioria das startups são fundadas por quem já tem alguma experiência no ramo em que está inserido.

É tão comum ouvir histórias de fundadores entusiastas, que, simplesmente, ficaram cansados de seguir e decidiram tomar a dianteira, colocando suas ideias inovadoras em prática, mas que falharam ao se deparar com um problema complexo: como estruturar a empresa de forma a obter sucesso?

Para entender melhor esse assunto, precisamos analisar as principais barreiras na hora de iniciar os negócios. A primeira é relacionada à logística administrativa, a segunda tem a ver com a capacidade de se associar e a terceira é uma deficiência na gestão.

Que tal colocá-las sob o microscópio?

Sua startup não tem casa

A sede de uma empresa não é só um CEP, onde sua equipe se reúne para trabalhar. A distribuição do seu produto e sua presença comercial são fortemente ditadas pela localização da sua empresa. Seja para criar reuniões, convidar clientes ou montar apresentações, ter um escritório próprio envolve custos elevados para uma startup em crescimento, principalmente, se você pretende adquirir notoriedade.

A sua startup precisa ser acelerada – em parte – pelos benefícios de participar de um espaço colaborativo, onde aceleradoras trabalham com o objetivo de atrair investidores e empresários, estabelecendo a reputação da sua empresa em regiões nobres e, assim, facilitando as oportunidades de negócio.

Não só isso. Ao dividir o espaço com outras startups, seu time também abre um leque de oportunidades para colaborações e incorpora soluções por meio da troca de ideias e fusão de produtos.

Eu te conheço?

Para abrir as portas do universo corporativo, basta ter uma chave: referências. E é neste ponto que muitas startups empacam, no que gostamos de chamar de paradoxo da experiência: para obter experiência, você precisa fechar negócios, mas para fechar negócios, você precisa de experiência.

Bem, muitos fundadores de startups já têm algum alcance no mercado, podendo iniciar suas vendas e, assim, construir sua reputação aos poucos. O problema dessa estratégia é que ela toma muito tempo e, se você quer crescimento rápido, o melhor é buscar ajuda.

Quando a sua startup passa por um processo de aceleração, as aceleradoras se tornam sócias do seu negócio, o que significa que elas têm um interesse direto no sucesso do seu empreendimento. Para cumprir esse compromisso, executivos – como o nosso CEO, Beny Fard – colocam a mão no fogo, trazendo seus contatos da indústria para a construção de uma rede de parceiros que irão avaliar o seu pitch com um olhar diferenciado.

A Spin, por exemplo, é uma instituição que construiu o seu nome criando relações de simbiose entre startups, corporações e investidores anjo, e é essa autoridade que nos dá crédito na hora de recomendar o seu negócio como prospecto de solução para as necessidades da indústria.

Você ainda tem algumas lições para aprender

Independentemente da vivência ou histórico profissional, todo empresário precisa lidar com seus pontos cegos. Como os fundadores de startups são, na maioria, profissionais da área de projetos, a falta de conhecimento em gestão, finanças, legislação, vendas e atendimento pode ser uma deficiência grave para a saúde da empresa.

Related posts

Programa de apoio a startups de tecnologia recebe inscrições até domingo

ABC_VALLEY

Orgânicos custam caro? A InQuímica criou uma solução líquida para remover metais de frutas e hortaliças

ABC_VALLEY

Sebrae-SP abre inscrições para programa de aceleração em São Paulo

ABC_VALLEY

Deixe um comentário